segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Perfil Voluntário: Diva R. Mastroti

Diva R. Mastroti, de 77 anos, começou a fazer trabalho voluntário há 16 anos quando ingressou na Associação Viva e Deixe Viver. Atualmente, trabalha na Diretoria da instituição e realiza outras ações voluntárias. Ela também é Contadora de História no Hospital ITACI.

Diva se interessou pelo trabalho voluntário, porque buscava um novo sentido para sua vida e dispunha de tempo e capacitação para realizar o trabalho.

Quando perguntamos o que mais gosta em ser voluntária, ela disse: “Receber sorrisos e gargalhadas das crianças e perceber o quanto se transforma o sombrio ambiente hospitalar quando estamos ao lado delas.”


Segundo Diva, “o voluntariado é a oportunidade de se praticar com devoção e respeito a uma causa. O reconhecimento dessa doação nos dá a melhor das recompensas.”

Seja voluntário você também.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Campanha de Natal Centro Social Paróquia Santa Luzia

Orientações aos padrinhos e madrinhas desse Natal:

As cartas são identificadas pelas cores vermelho para meninas e azul para meninos, as crianças são dos CCA Santa Luzia e CCA São Nicolau, sendo as idades: 06 a 15 anos, todas são crianças muito especiais.

As cartas podem ser solicitadas e retiradas no centro social, ou no endereço que o padrinho ou madrinha indicar para entregar.

O que contêm na cartinha?
Informações sobre a criança tais como: nome completo, educador responsável, tamanho de calçado, tamanho de roupa, pede-se: todo presente deve acompanhar 01 brinquedo.

Caso você prefira uma menina, pode escolher doar um vestido, em substituição de calça e camiseta.

Sugerimos aos padrinhos e madrinhas escrever em um cartão, ou até carta com mensagem de natal, em nome da criança, com votos focados nos valores e nas perspectivas de futuro e desenvolvimento saudável.

Padrinhos e Madrinhas, Parceiros e Colaboradores que retirarem mais de 5 cartas, podemos buscar os presentes.

Contato: Lygia – Assistente Social do Centro Social
Telefone: 2045-5000 ramal 43

Celular: 96348-3294    fernandes.zamali@gmail.com

A importância da ação Campanha de Natal, está baseada na solidariedade e na oportunidade de participação comunitária do Centro Social e das crianças inseridas no projeto.

São atendidas 1.270 crianças e adolescentes diariamente, e que o maior desafio da instituição é efetivar os direitos das crianças e adolescentes, esses por sua vez em vulnerabilidade social.

Esse ano nossa vitória é compartilhada com cada padrinho e madrinha que nos ajudará a tornar o Natal mais feliz, próspero e cheio de esperança de um ano novo de graças!

Vamos juntos participar dessa campanha, pois 480 crianças estão esperando um padrinho ou uma madrinha, que pode ser você!

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Voluntariado Empresarial: Grupo Promon

O voluntariado está presente entre os funcionários do Grupo Promon desde a criação da organização, na década de 1960. Ao longo de sua história, a principal conquista do voluntariado Promon foi a sua transformação de um conjunto de iniciativas individuais e pontuais em um Programa estruturado, no qual está prevista uma série de ações planejadas e monitoradas por uma equipe especialmente dedicada a essa função.

Alinhado à crença da Promon de que a educação é um importante instrumento para a realização dos indivíduos e para a transformação da sociedade, o Programa de Voluntariado Promon - PVP, criado em 2006, tem a educação como foco de suas atividades. Por meio de ações estruturadas, mais de 1300 voluntários contribuíram para que 43 mil pessoas - crianças, adolescentes e adultos - atendidas pelas 16 entidades sociais parceiras recebem aulas de reforço escolar, palestras de preparação de jovens para o mercado de trabalho, apoio à manutenção, à infraestrutura e à gestão das entidades parceiras.

Para manter-se alinhado à constante evolução da sociedade e garantir a melhoria contínua dessas ações, o PVP adota a gestão participativa por meio da qual concilia as expectativas do Grupo Promon, dos voluntários, das entidades sociais e das pessoas atendidas. Na busca por uma maior eficiência de sua gestão participativa, o Programa lançou em 2013, com o apoio do Instituto Paulo Montenegro, a PerguntAção, uma inovadora consulta participativa que promoveu a reflexão e o diálogo entre todos os seus stakeholders.


O Programa de Voluntariado Promon se propõem, constantemente, a trilhar novos caminhos que agreguem valor para a sociedade, pois acredita que as iniciativas desenvolvidas internamente são parte da responsabilidade da Promon com o país e que devem ser estruturadas para obtenção do máximo retorno social com relação aos recursos empregados e ao tempo dos profissionais envolvidos. 

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Selo CVSP: Grupo Vida Brasil

O Grupo Vida - Brasil é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem como missão “promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania do idoso, valorizando o envelhecimento e a qualidade de vida”. Fundado em 1997, o Grupo Vida presta serviços gratuitos às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Localizada em Barueri, SP, a entidade tem atuação nacional.

O Grupo Vida - Brasil tem trabalhado com o objetivo de desmistificar junto à comunidade os preconceitos relacionados ao envelhecimento, além de possibilitar aos idosos avanços quanto à percepção dos seus próprios direitos e deveres, elementos fundamentais para o exercício da cidadania.

Os projetos desenvolvidos têm como foco a saúde física e mental, assistência social, lazer recreativo, cultural e esportivo, e ações socioeducativas.

O Grupo Vida Brasil vem sendo certificado com o Selo CVSP desde 2005, como prova de seu importante e valorizado trabalho.

Saiba mais sobre a Instituição e sobre como ajudar: http://www.grupovidabrasil.org.br/

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Perfil Voluntário: Fernando Tomé

Fernando Tomé, de 39 anos começou a fazer trabalho voluntário em 1999. Atualmente ele trabalha no CVV – Posto Abolição em São Paulo, onde é Vice Coordenador do Posto, Coordenador da Comissão do Programa de Seleção de Voluntariado e plantonista de atendimento telefônico.

Ele passou a atuar como voluntário para poder contribuir ativamente para uma sociedade melhor.

Segundo ele, o que mais gosta em ser voluntário é “o aprendizado constante de fazer um trabalho de promoção humana junto com pessoas que também querem ser protagonistas na melhoria de nossa comunidade.”

Veja o recado de Fernando: “O voluntariado dá a oportunidade de escolhermos uma causa de acordo com os nossos valores e exercermos nosso talento num trabalho que realmente gostamos, o resultado é uma satisfação pessoal que poucas atividades podem proporcionar.”


Saiba mais sobre o CVV em: http://www.cvv.org.br/