sexta-feira, 24 de abril de 2015

Voluntariado Empresarial: apple

Apple lança Programa de Voluntariado para que funcionários ajudem Comunidades Locais


O programa surge após o sucesso do antigo programa para doações e o olhar da grande oportunidade de ir além, trazendo o VOLUNTARIADO EMPRESARIAL 
Os funcionários da Apple estão participando de um novo programa realizado pela empresa chamado de Apple Global Volunteer Program (Programa Global de Voluntários da Apple), e que tem como objetivo principal encorajar esses funcionários a serem voluntários em sua comunidade em locais selecionados.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Compromisso e engajamento: voluntariado

  Cada  pessoa traz dentro de si uma energia, uma paixão, um sonho, um entusiasmo por alguma coisa.  Tem valores e muitas vezes sente  vontade e  motivação para realizar algo.  Um movimento de dentro para fora, uma inquietação. Mas não será uma ordem ou um comando que farão que isso se transforme em uma ação! Essa pessoa não vai agir se não estiver  completamente envolvida e comprometida com esse sentimento e empolgação! Cada um  é responsável por suas escolhas e por transformá-las em algo que vá além de apenas participar. Que haja um compromisso pessoal e um engajamento. 

  No voluntariado não é diferente!  É necessário inspirar e facilitar para que as pessoas encontrem um motivo para a ação, e assim motivadas, envolvê-las para irem além da participação, para o engajamento! A motivação impulsiona a pessoa a agir, e no voluntariado, a  agir em benefício do outro. Algumas dicas importantes para cultivar voluntários motivados e engajados: compreender e incentivar que  cada um cultive seus sonhos e vontades; que nunca se esqueçam que é preciso  escolher aquilo que eu realizo com alegria, que me faz feliz e por fim, celebrar, comemorar  e valorizar cada conquista!


"Nada é impossível para um coração cheio de vontade"

Vagas para trabalho voluntário!


Dia 14 de abril foi dia de publicar no facebook mais de 40 oportunidades de trabalho voluntário.
Você pode conferir e encontrar um trabalho voluntário!


https://www.facebook.com/centrodevoluntariadodesaopaulo

Jovens voluntários mobilizados pela melhoria da educação! Inspiração! Amigos da Poli

‪#‎CoraçãoVoluntário‬ ‪#‎AmigosdaPoli‬
Ex alunos se unem e criam o Fundo Patrimonial Amigos da Poli.
Uma associação que capta doações e aplica esses recursos em projetos na Faculdade Politécnica da USP. 
Saiba mais:
 Roberto Louzã Musetti Naccache diretor voluntário do Fundo Patrimonial Amigos da Poli na reportagem!
http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/t/todos-os-videos/v/ex-alunos-se-organizam-para-criar-fundos-de-ajuda-para-instituicoes-de-ensino-publicas/4080107/
Saiba mais:
https://www.facebook.com/AmigosdaPoli
http://www.amigosdapoli.com.br

Dos ODM para os ODS: desafio continua na agenda pós 2015

Num período marcado pelo individualismo, por injustiças e desigualdades, a oportunidade de participar para gerar as mudanças que queremos, de “fazer acontecer para alguém”, é o voluntariado: um conceito que não é novo, mas que vem como um novo aspecto,  mais aberto para a promoção da cidadania responsável, solidariedade consciente e  construção do bem comum. Uma das formas de atuar como voluntário é contribuir para os Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU, os “8 Jeitos de Mudar o Mundo”. E o que são os 8 Jeitos de Mudar o Mundo? Em 2000, a Organização das Nações Unidas a ONU, ao analisar os maiores problemas mundiais, aprovou a Declaração do Milênio, um documento que reúne as várias metas estabelecidas nas conferências mundiais que ocorreram ao longo da década de 90, propondo metas a serem atingidas até o ano de 2015. Esta declaração deu origem aos ODM - Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Estes objetivos, se alcançados pelos países, certamente vão melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas. Realizar atividades voluntárias e contribuir para os objetivos do milênio é com certeza uma forma de fazermos a nossa parte, de mudarmos a nossa realidade e a das pessoas que estão à nossa volta e, assim, mudarmos o mundo. Além da prestação de contas dos ODM temos já uma agenda e um compromisso pós 2015:  193 Estados-membros da Assembleia Geral, da ONU  17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com 169 alvos de atuação específicos..  O caminho para a dignidade até 2030: acabando com a pobreza, transformando todas as vidas e protegendo o planeta. 

Saiba mais em www.objetivosdomilenio.org.br   ou www.odmbrasil.org.br 

“O mundo ideal não se sonha, se faz!”

2015, Benvindo! Ano da maioridade do CVSP


Ser voluntário é a melhor maneira de fazer bem para o outro e também para si próprio. É abertura a novas experiências, oportunidades de aprendizado, prazer de ser útil, criação de novos vínculos de interação e afirmação do sentido comunitário. Voluntariado é a união de esforços de pessoas que enxergam o sentido da vida e se propõe a minimizar as dificuldades do outro, muitas vezes tão distantes de seu próprio entendimento e convívio. Cada voluntário contribui na construção de uma sociedade mais justa e solidária, de um mundo melhor para todos nós hoje e para as gerações futuras. As motivações são as mais variadas e não existe uma mais importante ou mais chique: fazer a diferença, deixar sua marca no mundo, ocupar o tempo de forma útil, seguir suas motivações religiosas, fazer o bem, praticar a cidadania, ajudar as pessoas, ser solidário, retribuir algo que recebeu.
Na pesquisa encomendada pela Fundação Itaú Social e realizada no final de 2014 pelo Instituo DataFolha apontou que  28% de brasileiros afirmaram que fazem ou fizeram trabalho voluntário, destes 42% afirmaram que a dificuldade é a falta de tempo!  Tempo é uma questão de prioridade e escolha! Entre aqueles que nunca fizeram trabalho voluntários, 58% afirmaram estar dispostos a realizar atividades voluntárias e justificaram: 29% nunca foram convidados e 12% não sabem como começar!

Fica aqui o convite: EM 2015 SEJA VOLUNTÁRIO! 
Com certeza o Voluntariado cabe em sua vida!