quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Voluntariado:protagonismo cidadão

Voluntariado:protagonismo cidadão 

“Só engrandeceremos nosso direito à vida, cumprindo o nosso dever de cidadão do mundo.” Gandhi
  .


Desde de 2001, o Data Popular acompanha o desenvolvimento das classes C, D e Esua visão de mundo, seus valores em todos o Brasil, acumulando o conhecimento necessário na produção de estudos sobre esse mercado. Um pesquisa realizada este ano apresenta aspectos de participação social, cidadania e voluntariado:   “ Novo Brasil e o protagonismo Cidadão- oportunidades no terceiro setor”
Tão importante entender a população brasileira, considerando toda a diversidade que a compõe, mergulhando fundo no universo popular. Na pesquisa:
67% dos brasileiros afirma que a vida melhorou na última década - apesar da situação política e econômica do país estar conturbada,
82% acreditam que o principal responsável pela melhora de vida é resultado de esforço próprio
E com esse olhar de que cada brasileiro  é agente da mudança. Que o futuro depende da ação e protagonismo de cada um, a pesquisa traz um olhar sobre o voluntariado, como ferramenta de participação solidária e cidadã: O voluntariado é um valor para a população brasileira!
87% afirmam que voluntários são pessoas que tem compromisso o desenvolvimento do Brasil

82% afirmam que voluntários são pessoas que se preocupam com o bem estar social.    

www.datapopular.com.br

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Bússola e relógio: instrumentos para priorizar o tempo

Participei de uma oficina muito interessante com Cláudia Piereck da Cunha, diretora da empresa Meta RH. Falamos e exercitamos a priorização do tempo!
A atividade meu trouxe muitas reflexões em relação ao tempo e a o voluntariado!
As escolhas que devemos fazer, a dedicação e disciplina que que se deve ter para gerenciar o próprio tempo e ter qualidade de vida.  Mais que gerenciar tempo é preciso administrar a si próprio, afinal de contas" desenhamos nossa vida com nossas próprias mãos" Richard Bach.
E trago a proposta de convidar quem quer fazer trabalho voluntário trazer em suas mãos dois importantes instrumentos: a bússola e o relógio.


A bússola será responsável por manter o voluntários alinhado com o que julga importante,  com os valores que o levaram ao voluntariado, com a sua "vontade de participar"


O relógio é a atividade em si,  aquilo que o voluntário irá realizar, o tempo que irá oferecer, com comprometimento e metas claras.

A escolha e fidelização ao trabalho voluntário dependem desses dois instrumento: a bússola trazendo o propósito e o relógio dando as coordenadas para alcançar essa missão pessoal. 

 Priorizar tempo de voluntariado na vida depende absolutamente de cada um.  
Com esses instrumentos na mão colocar a mão na massa e agir!