sexta-feira, 1 de maio de 2015

CVSP: 18 anos fortalecendo o voluntariado em São Paulo


Dia 06 de maio, o Centro de Voluntariado de São Paulo – CVSP comemora 18 anos de incentivo ao voluntariado na cidade de São Paulo. Desde sua fundação desenvolve um intenso trabalho para incentivar e consolidar a cultura da participação social e cidadã transformadora, que detecta as necessidades sociais e busca soluções para resolvê-las. Desenvolve e orienta talentos e potencialidades dos que desejam se engajar, com responsabilidade participar da construção de uma sociedade mais justa e solidária.  

Nesses 18 anos de atuação o CVSP tornou-se referência em voluntariado no Brasil, reunindo atualmente 1.285 organizações sociais em toda Grande São Paulo, que desenvolvem programas de voluntariado organizados e transformadores. Mais de 150 mil pessoas e 600 empresas já foram orientadas pelo CVSP para implantar e desenvolver ações e projetos de trabalho voluntário.

O Centro de Voluntariado de São Pulo  encomendou em 2011 do IBOPE uma pesquisa sobre o perfil do Voluntário no Brasil. São 35 milhões de brasileiros que fazem ou fizeram trabalho voluntário.  Dos que atualmente realizam alguma ação de voluntariado, 53% são mulheres e 47% homens, com uma média de idade de 39 anos. Dentre os voluntários, 38% têm Ensino Médio completo ou superior incompleto e outros 20% têm Ensino Superior completo. A pesquisa também aponta que, dos que exercem ou já exerceram o voluntariado, 67% trabalham fora, sendo que 51% destes em tempo integral e 16% meio período. Segundo a pesquisa, o serviço voluntário é exercido, em média, há 5 anos.  Dos voluntários que atualmente exercem alguma atividade, 54% fazem com uma frequência definida e 46% fazem sem uma frequência definida. Em média, os voluntários dedicam 4,6 horas ao serviço voluntário. A maioria dos voluntários (77%) declarou estar totalmente satisfeita com o serviço voluntário que faz, com destaque para os resultados dos voluntários com mais de 50 anos (83% totalmente satisfeitos) e da classe social DE (86%). Em relação à motivação para o exercício do trabalho voluntário, 67% apontam que o fazem para “ser solidário e ajudar os outros”, 32% para “fazer a diferença e melhorar o mundo” e 32% por motivações religiosas. Dos voluntários entrevistados, 87% declararam que estão totalmente motivados em continuar a exercer o trabalho voluntário.
O voluntariado é uma escolha pessoal, individual e é importante o voluntário refletir sobre o que  gosta de fazer,  o que tem de melhor para oferecer e quanto tempo pode disponibilizar para essa ação. O voluntario deve refletir se gostaria de engajar-se em algum dos projetos de melhoria da cidade, procurar alguma escola ou uma organização social e hoje seu trabalho na organização pode ser presencial ou até mesmo à distancia (por meio da internet, telefone ou cartas, por exemplo). No voluntariado a pessoa escolhe os talentos e as habilidades que deseja compartilhar e usar em sua ação voluntária. Existem, no entanto, algumas que devem estar presentes em qualquer ação escolhida: acreditar na causa, projeto ou organização na qual for atuar comprometimento, responsabilidade, dinamismo e alegria naquilo que está realizando.
O conceito de que o voluntário é aquele que, é amplamente aceito e difundido. A profissionalização do terceiro setor e o comprometimento do voluntário, juntamente com a criação da Lei do Voluntário (lei nº. 9.608) também são importantes conquistas do voluntariado brasileiro nos últimos 18 anos.

Em comemoração a data, desde o dia 6 de maio, o CVSP tem mobilizado por meio do site e das mídias sociais mais e mais pessoas para se engajarem e fazerem parte!

Gente de Coração Voluntário que motivado pelos valores de participação e solidariedade, doa seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada para causas de interesse social e comunitário.





Centro de Voluntariado de São Paulo
11 32665477
https://www.facebook.com/centrodevoluntariadodesaopaulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário