sexta-feira, 29 de maio de 2015

Solidariedade e cidadania também se aprende na escola


Em 1998, foram publicados pelo Ministério da Educação e da Cultura - MEC os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs. Tal documento significou, sem dúvida, um grande avanço para a educação brasileira, afinal, pela primeira vez foi criado, como o próprio nome já indica, um referencial único para toda a educação nacional. Diante da extensão do território brasileiro e suas diversidades regionais, culturais e políticas, foi preciso pensar num documento que respeitasse as diferenças existentes dentro do país e pudesse ser traduzido em propostas regionais. Os PCNs são uma proposta de reorientação curricular que, quando discutida e traduzida regionalmente serve como base/parâmetro para a elaboração da proposta curricular de cada instituição escolar e, conseqüentemente, para o cotidiano da sala de aula. Propõe uma revisão dos currículos escolares, os PCNs estimulam um debate educacional ampliado e aprofundado envolvendo toda a comunidade escolar.




As transformações no mundo do trabalho também pressionam escolas de todo o mundo a questionar-se sobre suas funções, responsabilidades e práticas. Além disso, a sociedade exige alcançar valores morais e a escola vem sendo vista como o local onde devem ser suscitados em cada um de nós tais valores. Instituições escolares de todo o mundo estão direcionando os seus currículos escolares para a formação de homens e mulheres capazes de ingressar no mundo do trabalho, mas também, e acima de tudo, preparados para o exercício da cidadania.  Para que isso seja possível, os PCNs propõem, como pode ser constatado na citação acima, que a escola seja espaço onde referenciais éticos sejam além de discutidos, vivenciados e construídos.Diante do que foi exposto até aqui, percebe-se que temas como ética, cidadania, respeito e solidariedade são bastante enfatizados nos PCNs, o que significa que existe uma vontade política de fazer com que a escola brasileira seja responsável em formar cidadãos que tenham atitudes de solidariedade, de cooperação, de participação social e política, de justiça e de respeito. Somado a isso, existe uma demanda da sociedade em tornar a escola espaço de debate e exercício da solidariedade.
Assim, algumas escolas brasileiras optam por estimular seus alunos a planejar e desenvolver projetos de voluntariado, pois percebem nessa atividade uma oportunidade dos alunos vivenciarem e discutirem referenciais éticos. O desenvolvimento de projetos de voluntariado traz benefícios tanto para comunidade que recebe a ação, quanto para alunos, professores, enfim, para toda a escola que a planeja e desenvolve.
Os alunos que se envolvem com projetos sociais como voluntários têm a oportunidade de se tornarem empreendedores juvenis, ou seja, esses jovens exercitam capacidades como a de imaginar, de planejar e de colocar em prática sonhos e projetos. Tornam-se protagonistas de transformações dentro e fora da escola, exercitando assim a participação ativa nas transformações necessárias à sua comunidade. O jovem voluntário é capaz de concretizar projetos pessoais, favorecendo assim o seu desenvolvimento emocional e, consequentemente, profissional. Muitas das habilidades exercitadas no voluntariado são, frequentemente, exigidas no mundo do trabalho, porém, poucas vezes, são estimuladas e vivenciadas na escola. 
O professor também é beneficiado quando se envolve em projetos sociais, estimula seus alunos a participarem dessas ações e relaciona tais experiências com os conteúdos curriculares: planejar e desenvolver projetos sociais contribui para que a escola chegue mais perto da realidade dos seus alunos.Já o público alvo que recebe diretamente a ação planejada e desenvolvida pela escola vê a sua realidade transformada positivamente e passa a ter uma relação mais próxima com a instituição escolar, vendo-a como um lugar público que em muito pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida não só pela construção teórica de conhecimentos, mas também, pelo o que é capaz de fazer na prática: a comunidade para dentro da escola e vice-versa.A proposta de trabalhar o tema solidariedade, cidadania e ética dentro das escolas brasileiras não é uma exigência dos PCNs, como já foi dito anteriormente, porém a vivência e o exercício são exigências para a aprendizagem de valores, de comportamentos, atitudes e também habilidades. Isso significa que, se a educação no Brasil, de acordo com os documentos legais que regem a educação nacional, deve estimular a prática da cidadania e da solidariedade, é preciso que a escola dê oportunidade para que seus alunos entrem em contato com situações que os estimulem a se tornarem solidários, críticos e justos, como acontece quando eles se tornam voluntários e participam de ações sociais
.

O movimento é mundial, o voluntariado a ferramenta para alcançarmos uma sociedade mais justa, solidária e cidadã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário