sexta-feira, 8 de maio de 2015

Meu coração voluntário! Meu coração Vaga Lume

Foram apenas algumas horas mas preencheram meu coração de alegria e de muito orgulho de fazer parte da Associação Vaga Lume. 

Já faz perto de 5 anos que sou voluntária da Vaga Lume, fazendo parte do conselho consultivo da organização. 

Debater estratégias de captação, apoio a direção na gestão e nas tomadas de decisão é tarefa que exige dedicação e comprometimento como qualquer outra atividade voluntária.       

A literatura, as expedições, os encontros de formação e o intercâmbio cultural são as ferramentas que a Vaga Lume utiliza para promover a expansão da visão de mundo de crianças e adultos.

Mais que ensinar mais que aprender, a história da vaga Lume é de construir pontes, intensificar  o intercâmbio com as comunidades, criando novas iniciativas e ampliando o alcance de suas ações:  formar mediadores de leitura,  contar histórias, coletar histórias, registrar histórias, criar histórias...






Minha visita foi a Biblioteca que fica dentro da Escola Estadual Professor Antônio Figueredo da Silva na comunidade  do Torrão do Matapi, Macapá, Amapá!

Na comunidade há produção de farinha, hortifrutigranjeiros, criação de pequenos animais, criação de abelhas sem ferrão, produção de mel e própolis.
Já fui recebida com um lindo café de boas vindas  com frutas e bolos feitos pelos amigos de lá! Quem cuida de tudo na Biblioteca Vaga Lume é a Teca que tem verdadeira paixão pelo que faz! Um

 A comunidade é quilombola e mantém as tradições da cultura africana. Nas festas culturais são apresentadas a dança afrobrasileira Marabaixo e o Batuque.         O esporte também é incentivado, como a capoeira e o futebol. A biblioteca também contribui para difundir essa cultura


A Biblioteca Vaga Lume é utilizado pelas crianças da escola e pelos adultos dos cursos noturnos de alfabetização e ainda pela comunidade. 
O desejo de participar e fazer algo é uma resposta que está dentro do coração de cada pessoa que decide fazer o trabalho voluntário.
É a união de esforços de pessoas que enxergam a vida diferente e que se propõe a compreender e minimizar as dificuldades do outro, muitas vezes tão distantes de nosso próprio entendimento e convívio. 
Todos juntos na construção de uma sociedade mais justa e solidária, de um mundo melhor para todos nós hoje e para as gerações futuras. 

Macapá Torrão do Matapi 
Ser voluntário é uma maneira inteligente de fazer bem a si próprio. É abertura para novas experiências, oportunidades de aprendizado e sentir prazer em ser útil.  Todos nós temos inúmeros talentos e habilidades que usamos em nossos trabalhos e também em nossas atividades em casa e no lazer e podemos levar isso para o nosso voluntariado! Praticar a nossa cidadania e a solidariedade e tudo aquilo que se faz bem, pode fazer MUITO bem para alguém!No voluntariado essas escolhas do que fazer, onde e que talento compartilhar é absolutamente  espontânea e vem do coração.


Recebi muito mais do que ofereci. Não só o carinho das pessoas,mas a gigantesca oportunidade de estar em um lugar mágico, com pessoas generosas, sábias e boas!
Obrigada equipe Vaga Lume do Amapá! 

Todos voluntários! Todos Gente de Coração Voluntário! 
Fomos de carona com a Marli:  eu,  Vania e Aurilene. Recebidas na comunidade pela Ana e a Teca e no café da manhã  professoras e equipe da escola compartilhando um pouquinho da rotina da comunidade. 
A Biblioteca e as crianças que vieram junto com a Teca receber os novos livros  enviados pela vaga Lume para aumentar o  acervo. Não dá para descrever a felicidade das crianças com os livros
Depois a despedida! Um baião de dois, suco de açaí e  o café pupunha.  
Sai preenchida de sabores, cores,  aromas,  perfumes e amizade!  



Nenhum comentário:

Postar um comentário