quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Voluntariado Empresarial: Votorantim Metais

O Programa de Voluntariado da Votorantim Metais tem como objetivo possibilitar que o funcionário exercite sua cidadania e contribua com a transformação social das regiões em que estamos presentes.

Criado em 2008, o Programa do Voluntariado da Votorantim Metais orienta e capacita seus voluntários para torná-los verdadeiros agentes transformadores, reunindo colaboradores dispostos a dedicar e compartilhar seus ideais e talentos a causas sociais relevantes.
Proporcionar troca de experiência valiosa entre voluntário e beneficiado, inspirar atitudes e transcender o jeito de ser Votorantim para fora da empresa são alguns de seus propósitos.
Desde 2012, o Programa de Voluntariado vem ampliando sua atuação nas Unidades. Iniciamos o trabalho em quatro Unidades Pilotos: Alumínio (SP), Juiz de Fora (MG), São Miguel Paulista (SP) e Cajamarquilla (Peru).

Hoje o programa possui cerca de 70 voluntários inscritos no Corporativo, 12 voluntários em São Miguel Paulista, 30 voluntários em Cajamarquilla, 25 voluntários em Juiz de Fora e Alumínio em processo de formação desse grupo.

As ações são realizadas mensalmente, e contam com a participação de todos os envolvidos.

Corporativo

O grupo de 70 voluntários atua alternadamente com duas organizações sociais: o Grupo Terra, que contribuem para a qualidade de vida de pessoas com deficiência visual, a organização promove passeios que possibilitam o contato destas com voluntários que enxergam e com a natureza, através de caminhadas em trilhas, esportes radicais, visita a museus, gincanas, entre outros. E a Casa do Zezinho, que atende mais de 1.500 crianças e jovens, com atividades de educação complementar, arte, cultura e cidadania.

Alumínio

O grupo de voluntários apoia a melhoria de gestão, processos administrativos e reforma da Cooperativa de Reciclagem do município por meio de ações com apoio de funcionários na resolução de questões administrativas, capacitação em gestão operacional e gestão de conflitos, além da reforma do local de trabalho.

Juiz de Fora

O grupo com cerca de 25 voluntários atua em parceria com as escolas públicas do bairro de Igrejinha e Humaitá – próximo à Unidade da VM. As ações são alinhadas ao plano estratégico educacional e pedagógico das escolas, passando por palestras educativas, apoio aos projetos e reformas estruturais,
São Miguel Paulista
O grupo apoia o projeto Ser a Mudança, no qual os voluntários da Unidade ministram módulos de técnicas em empreendedorismo para jovens do Instituto Alana em parceria com a United Way. Ao final do programa, os jovens desenvolvem projetos e empreendimentos comunitários sob o acompanhamento dos voluntários.

Cajamarquilla

O grupo de voluntários atua em parceria com as escolas públicas por meio de palestras educacionais nas áreas de Meio Ambiente, Reciclagem e Informática. Também realiza ações em parceria com creches na implantação de reformas estruturais como pintura e jardinagem.
Além do trabalho junto às instituições, a Votorantim Metais realiza o Dia V, em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado, no dia 28 de agosto de cada ano.
Nesse evento, todas as Unidades promovem iniciativas com organizações locais e outras reconhecidas, como a Habitat para a Humanidade, ONG de atuação internacional e o Teto, que além de internacional, é reconhecida pela ONU.

Principais Conquistas

Em 2011 realizamos o Dia V no Corporativo junto ao TETO, instituição que oferece melhoria em moradias para famílias em situação de risco. Cerca de 60 voluntários, entre colaboradores VM, VE e acompanhantes, construíram três casas emergenciais para famílias que viviam em situação de extrema pobreza na região de Osasco (SP). A ação beneficiou 3 famílias – cerca de 20 pessoas – da comunidade Santa Rita, em Osasco.

Em 2012, cerca de 40 voluntários da VM, VE e acompanhantes se reuniram na capital paulista para reformar casas na comunidade de Heliópolis (SP), em setembro de 2012. Em parceria com a ONG Habitat para a Humanidade, os participantes auxiliaram em tarefas como pintura, revestimento, instalação de janelas e reforço estrutural nas casas. O evento também contou com a participação de familiares e representantes da comunidade, beneficiando 10 famílias – cerca de 50 pessoas.

Em 2013, iniciamos o movimento de institucionalizar o Programa de Voluntariado em toda a empresa e já estamos com quatro Unidades Pilotos além do Corporativo. Além disso, produzimos um Manual do Voluntariado com informações sobre o que é ser um voluntário, o que esperamos do Programa, dicas e conteúdo para qualificação dos nossos voluntários.
A Votorantim Metais possui um calendário Institucional anual de Campanhas de Arrecadação em todas as Unidades: Campanha de Emergência, Campanha do Livro, Campanha do Agasalho e Campanha de Natal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário