domingo, 6 de outubro de 2013

Horas Voluntárias: Valorizar, Valorar e Contabilizar


Valorar significa apreciar e atribuir valor a alguma coisa ou a alguém. Valorizar significa aumentar o valor, a importância ou a qualidade de alguém ou de alguma coisa. Ambas as palavras resgatam um conceito muito importante no voluntariado: Valores. 

O voluntariado promove o desenvolvimento da sociedade a partir do fortalecimento de alguns dos valores que devem nortear o comportamento humano: Solidariedade, Justiça, Ética, Respeito, Cultura de Paz. Isto é muito difícil de ser medido, mas um conceito novo no Brasil traz indicadores da contabilização ou valoração da hora voluntária, medindo o impacto sobre as ações sociais desenvolvidas. 

É uma forma de reconhecer os resultados de quem doa tempo, trabalho e talento para causas sociais. Em setembro de 2012 entrou em vigor a Resolução CFC nº 1.409 - ITG 2002 para Entidade sem Finalidade de Lucros e, desde então, no Balanço Patrimonial, ou seja nas demonstrações contábeis elaboradas por estas entidades, devem ser destacadas as informações de gratuidades concedidas e serviços voluntários obtidos, divulgadas em notas explicativas por tipo de atividade. 

O trabalho voluntário deve ser reconhecido pelo valor justo da prestação do serviço como se tivesse ocorrido o desembolso financeiro. 

É um novo desafio para os gestores de programas de voluntariado: valorar, valorizar, contabilizar, reconhecer e divulgar o resultado do tempo doado por seus voluntários


Nenhum comentário:

Postar um comentário