domingo, 13 de outubro de 2013

Voluntariado e situações emergenciais


Todo homem deve se sentir parte integrante do lugar em que vive, influenciando e recebendo influência do meio, das tradições, hábitos e costumes, participando dos problemas e das aspirações locais. O voluntariado é uma maneira de conscientizar a sociedade sobre suas próprias leis, bem como de promover o bem-cuidar de todos os cidadãos.

A atuação de voluntários na prevenção e diminuição de efeitos de desastres é valiosa, desde que seja organizada e bem orientada. O voluntário pode contribuir desenvolvendo ações voltadas à redução dos riscos e à minimização dos danos sociais provocados por eventos adversos extremos.

Há exemplos de atividades voluntárias para o período de normalidade, como: analisar os riscos locais, identificar medidas de redução de riscos, incentivar a educação como forma de prevenção, cadastrar recursos e meios de apoio existentes na comunidade, participar de cursos e treinamentos, atualizar cadastros para o chamado em caso de desastre, manter contato permanente com os órgãos responsáveis pelo gerenciamento de desastres, apoiar a triagem de doações, a montagem de materiais a serem distribuídos e até mesmo a assistência em abrigos.

É necessário planejamento para conter os efeitos de um desastre, e isso requer a participação de todos! Assim poderemos evitar a perda de vidas, reduzir prejuízos e minorar o sofrimento das populações assoladas por catástrofes.

CRUZ VERMELHA BRASILEIRA  SP
Telefone: (11) 5056-8700

DEFESA CIVIL - COORDENADORIA MUNICIPAL
Telefone: (11) 3313-5726

Nenhum comentário:

Postar um comentário