domingo, 20 de outubro de 2013

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Oito jeitos de mudar o mundo: A ONU – Organização das Nações Unidas, ao analisar os maiores problemas mundiais, definiu 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM, que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo e devem ser atingidos por todos os países até 2015. 

Eles são um conjunto de metas organizadas, em setembro de 2000, pelos governos dos 191 países-membros da ONU, com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver: O conhecimento sobre esses temas e o engajamento de todos os interessados em participar de ações, campanhas e projetos de voluntariado que colaborem com os ODM é fundamental.

Todos os países estão conectados e o processo de globalização está em aceleração. No entanto, a vida nestes países é bastante desigual. Enquanto em alguns há prosperidade, em outros seus habitantes encontram-se em condições miseráveis de pobreza, de conflitos e em meio a um ambiente cada vez mais degradado. Cerca de 1,1 bilhão de pessoas ainda estão obrigadas a sobreviver com menos de R$2,00 por dia, sendo que 30% delas são crianças. Mesmo em alguns dos países mais ricos, uma em cada seis crianças ainda se encontra abaixo do nível de pobreza.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são: Erradicar a extrema pobreza e a fome; Atingir o ensino básico universal; Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; Reduzir a mortalidade na infância; Melhorar a saúde materna; Combater o HIV/aids, a malária e outras doenças; Garantir a sustentabilidade ambiental e Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento. 

No Brasil, o movimento Nós Podemos, propõe uma cooperação mundial para o alcance destes objetivos. Todos podem fazer parte e contribuir.

Juntos nós podemos mudar a nossa rua, a nossa comunidade, a nossa cidade, o nosso país, o nosso mundo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário